Um dos maiores gargalos das obras é o desperdício na construção civil. Engana-se quem pensa que apenas os materiais são desperdiçados e impactam negativamente no desempenho das obras. Em linhas gerais, as perdas são associadas a materiais, mão de obra, tempo e, consequentemente, ao efeito financeiro.

A imagem de que o desperdício na construção civil é aceitável apenas reforça o cenário em que não se pode gerenciar as informações que não são medidas adequadamente. Acompanhe a publicação e compreenda o panorama do desperdício na construção civil.

O desperdício é recorrente em obras?

Segundo dados do mercado da construção civil, as perdas de materiais giram em torno de 8% em média, com impacto financeiro que pode chegar a 30% no orçamento global do investimento.

Ainda que a cultura do desperdício seja comum, cabe a engenheiros, gestores e empresas adotarem formas mais eficientes de construir. Utilize softwares de gestão, acompanhe a produtividade das equipes, invista em sistemais mais eficientes e avalie formas de reduzir o desperdício em todo o processo no canteiro de obras.

Como reduzir o desperdício na construção civil?

São muitas as medidas a adotar para reduzir o desperdício nas construções, por isso é importante procurar uma empresa que realize gestão eficaz em obras. O uso mais coerente dos recursos reduzirá as perdas financeiras para o investidor. Confira algumas medidas simples para diminuir o desperdício na construção civil.

Produza somente o necessário

A produção não gerenciada resulta em estoque de materiais no canteiro de obras, com a consequente necessidade de espaço para armazenagem, transporte e gestão dos itens. Também impacta na ociosidade da mão de obra em períodos específicos.

Para reduzir esse problema, deve-se conhecer o cronograma de obras. Lembre que os dois extremos são negativos: tanto o excesso, quanto a falta de materiais.

Atue nos defeitos

Diminuir o índice de defeitos e consequentes retrabalhos melhora a qualidade da obra como um todo. Dessa forma, os materiais serão melhores aproveitados, e os recursos como tempo e mão de obra também serão empregados de forma eficaz.

Faça gestão de compras e estoque

Ordenar as aquisições é parte importante para o funcionamento geral da obra. Conheça o cronograma e defina as demandas e períodos em que será necessário realizar novas compras. A falta de materiais pode resultar em equipes paradas, mas o excesso pode demandar espaços e transportes que poderiam ser evitados no canteiro de obras.

Organize o canteiro de obras

O layout do canteiro de obras é essencial para reduzir o desperdício. Gasta-se muito tempo com movimentações desnecessárias, além dos riscos de acidentes e perdas de materiais. Procure dispor os materiais o mais próximo possível de seu uso final.

As medidas para gerenciar a obra e diminuir o desperdício na construção civil são eficientes. Ao adotar tais cuidados, o trabalho será mais produtivo e os resultados, melhores. Também pensando na redução de desperdício, ressaltamos a importância de uso e adequação de edificações já existentes. Nós, da Refit Engenharia, podemos ajudar não só na redução do desperdício em obras, como em outras questões ligadas a reformas comerciais e prediais.

Uma das modalidades com que temos trabalhado é o retrofit. Você já conhece essa tendência? Confira nosso artigo e saiba mais sobre o assunto!

reformas em edifiçõesPowered by Rock Convert

Comments 0

Leave a Comment