Ter um vazamento de água pode trazer grandes problemas ao imóvel, afetando a receita gerada por ele e seu valor patrimonial. No entanto, esse incidente é bastante comum e, quando rapidamente corrigido, não causa grandes transtornos.

Suas causas podem ser diversas e os sinais de infiltração geralmente aparecem a tempo de se encontrar uma solução econômica. É importante estar atento a essas ocorrências e tomar ações contínuas para preveni-las, sempre que possível.

Criamos um artigo para ajudar você a reconhecer e combater vazamentos hidráulicos no seu estabelecimento. Quer saber mais? Então, acompanhe a leitura e confira!

O que pode causar um vazamento de água?

Os vazamentos podem surgir em canos na parede, tubulações subterrâneas ou nos assentos sanitários, torneiras e caixas d’água. O problema pode decorrer de má instalação ou desgaste natural desses equipamentos, em função da falta de manutenção do imóvel.

Alguns vazamentos têm causa externa, devido a problemas no sistema de fornecimento ou tratamento de esgoto da concessionária de água da sua cidade. Neste caso, a empresa tem por obrigação verificar e resolver a questão, realizando os reparos na rua e no seu imóvel.

Quais são os perigos trazidos pelo problema?

São diversas as complicações de um vazamento de água. Variam desde o desperdício e aumento no consumo do recurso — caro e escasso na maioria das regiões — a danos na estrutura e comprometimento do uso do imóvel.

Quando acontece abaixo do solo, o escape contínuo causa erosão e compromete a fundação do prédio. O efeito pode levar meses ou anos, dependendo do volume de água vazada. Nas paredes, a umidade gera bolor e afeta estruturas de ferro e concreto. Em geral, este último tipo é mais fácil de reconhecer, pois apresentam sinais rápidos. 

Como identificar e corrigir vazamentos?

Listamos algumas ações que você deve adotar para descobrir se sua propriedade apresenta algum sinal de vazamento e o que fazer caso identifique algum destes problemas:

  • faça uma varredura nos pontos d’água — veja se existem gotejamentos ou umidade próximos a esses locais;
  • verifique os vasos sanitários — aplique uma camada de pó fino e feche a entrada de água. Se ainda assim você perceber a movimentação de água dentro da louça, existe um vazamento;
  • acompanhe o hidrômetro — se mesmo após o fechamento de todas as torneiras, o ponteiro medidor continua girando, existe alguma vazão escondida;
  • observe as paredes e nível dos pisos — procure por sinais de umidade nas estruturas ou de infiltração no solo. Este último costuma ser um pouco mais difícil de reconhecer e você pode precisar da próxima dica;
  • fique atento aos ruídos dos canos — é possível ouvir o barulho do escoamento mesmo após o fechamento dos registros? Caso necessário, sondas eletrônicas profissionais podem identificar os menores sons e encontrar vazamentos que passam despercebidos pela análise humana.

Se descobrir o vazamento, realize a troca dos equipamentos ou vedações necessárias. Para casos mais graves e complexos, costuma ser mais vantajoso contratar uma empresa especializada em hidráulica e reformas prediais, que oferecem boas soluções e evitam a quebra de paredes sem necessidade.

Como prevenir novas ocorrências?

Construa o imóvel dentro dos parâmetros hidráulicos corretos para evitar que erros no projeto resultem em vazamentos futuros. Se o estabelecimento for alugado, faça vistorias a cada renovação contratual e solicite as devidas correções em parceria com o locatário.

Entenda que, de tempos em tempos, o local precisará passar por reformas estruturais para modernizar as instalações mais antigas e substituir peças hidráulicas que estão com a vida útil comprometida. A medida gera alguns gastos, mas previne desembolsos muito maiores com danos futuros.

Com este artigo, percebemos que é possível resolver um vazamento de água de maneira efetiva e evitar outras ocorrências. Vimos também os danos que um vazamento pode causar, quando não corrigido a tempo. Lembre-se de realizar vistorias no seu imóvel periodicamente, reformando estruturas mais antigas e solicitando apoio profissional sempre que necessário.

Você já sofreu com vazamentos no seu imóvel? Escreva para a gente aqui nos comentários e compartilhe como foi a sua experiência!

Comments 0

Leave a Comment